SPECIALIZED TURBO LEVO SL II CHEGA COM NOVO SISTEMA TURBO SL 1.2

Em 2020, a Specialized fez uma importante reviravolta no roteiro ao apresentar a Turbo Levo SL, uma e-bike de trilha muito leve, que coloca o passeio e a sensação à frente de recursos como alcance ou potência. Tudo isso aconteceu em uma época em que as mountain bikes elétricas eram medidas quase por sua capacidade de alcance quase independentemente do peso, e esse modelo inaugurou um novo segmento, agora em franca expansão.

Esta nova Turbo Levo SL Gen 2 mantém os 150mm de curso traseiro e 160mm à frente , mas além do seu novo quadro estreia o sistema elétrico Turbo SL 1.2. Um sistema mais silencioso que oferece 43% mais torque e 33% mais potência que seu antecessor.

QUADRO OTIMIZADO

É evidente que esta nova Levo SL possui um quadro otimizado, fabricado em carbono FACT 11M, que elimina o tubo de reforço central paralelo ao amortecedor presente na versão anterior.

Este novo quadro da Turbo Levo SL 2ª geração teve o desenvolvimento com análise FEA avançada e aprendizado de máquina para selecionar a combinação ideal de forma, material e laminação, otimizando a rigidez lateral, torcional e do movimento central. Assim com o processo Rider-First EngineeredTM, a Specialized garante o equilíbrio perfeito entre rigidez, peso e qualidade de pilotagem nos seis tamanhos disponíveis. Dessa maneira assegurando que todos os ciclistas desfrutem das mesmas características de condução.

GEOMETRIA AJUSTÁVEL E OPÇÃO DE MULLET

Na versão anterior, a Turbo Levo SL já adotava a geometria da sua irmã mais robusta, a Stumpjumper EVO, adaptando-a para uma e-bike de trilha. O objetivo é proporcionar as mesmas sensações de controle e precisão como se estivéssemos pedalando em uma bicicleta convencional.

A geometria da nova Turbo Levo SL 2ª geração é inspirada na geometria adaptável da Stumpjumper EVO, mantendo o ciclista em uma posição centralizada que otimiza a tração e o controle nas curvas. O movimento central baixo, o ângulo de direção aberto e o deslocamento reduzido do garfo garantem estabilidade em terrenos técnicos, ao mesmo tempo em que proporcionam agilidade nas curvas.

Em relação às opções de ajuste de geometria, o ângulo do garfo tem opção de 63, 64,2 ou 65,5°, de acordo com as necessidades do ciclista. Uma caixa de direção padrão é instalada por padrão e uma versão excêntrica está incluída na caixa de acessórios. Assim permitindo variação de ângulo em mais ou menos 1°.

Um flip-chip está localizado no amortecedor, que ao alterar sua posição no suporte, eleva o movimento central em 5 mm. Na posição padrão mais baixa, o movimento central possui uma altura de 348 mm (343 no tamanho S1).

Por fim, seguindo a tendência atual, a Turbo Levo SL 2024 é oferecida na versão mullet com rodas 29″ na dianteira e 27,5″ na traseira. Ao modificar a posição do flip-chip localizado no pivô traseiro, é possível instalar uma roda traseira de 27,5″ ou 29″. A bicicleta vem na configuração mullet (29″ na frente e 27,5″ atrás) como padrão, com um comprimento de chainstay de 432 mm. Com a instalação de uma roda de 29″, o comprimento do chainstay aumenta em 11 mm.

NOVA CINEMÁTICA

A suspensão da Levo SL foi reprojetada para maximizar a agilidade nas trilhas. Sua curva de amortecimento agora mais plana, juntamente com uma trajetória mais nítida do eixo traseiro, proporciona uma pedalada dinâmica e melhor desempenho em subidas. Sua taxa de amortecimento geral mais baixa resulta em maior sensibilidade a pequenos impactos e sensibilidade em meio curso, além de oferecer maior progressão em impactos maiores.

MOTOR TURBO SL 1.2 - A ATUALIZAÇÃO QUE FEZ TODA A DIFERENÇA

Pode-se afirmar que o conceito de e-bike de trilha leve teve origem com a primeira versão da Turbo Levo SL, que obteve sucesso graças ao desenvolvimento do motor Turbo SL 1.1. Esse motor, criado do zero pela Specialized, acaba de ser aprimorado em sua versão 1.2.

O novo motor Turbo SL 1.2 continua sendo compacto e leve o suficiente para permitir o desenvolvimento de uma e-bike tão natural quanto esta nova versão da Levo SL. As dimensões e o peso do motor e da bateria, integrados no tubo inferior, possibilitam sua instalação quase imperceptível no conjunto. Assim, resultando em uma distribuição de massa semelhante à encontrada em uma bicicleta de montanha convencional.

Entretanto, o Turbo SL 1.2 foi atualizado para oferecer 43% mais torque e 33% mais potência do que seu antecessor, passando de 240W e 35 Nm para 320W e 50 Nm. Na prática, isso se traduz em um motor mais potente, eficiente e silencioso.

AUTONOMIA

No quesito autonomia, a Turbo Levo SL 2024 possui uma bateria integrada de 320 Wh, garantindo uma autonomia de até 3,5 horas (no modo Eco). A autonomia pode ser estendida com um Range Extender de 160 Wh, incluso nos modelos S-Works, aumentando-a para até 5,5 horas no mesmo modo.

O sistema elétrico é complementado pela unidade de controle MasterMind Turbo (TCU) localizada na parte superior do tubo superior. Um display que permite a interação com o motor e a bateria de maneira simples e direta.

Para proporcionar o maior número de opções e obter o melhor ajuste, o novo Levo SL é totalmente integrado ao aplicativo Mission Control. Um aplicativo móvel que oferece personalização, configurações e diagnósticos avançados.

MODELOS E PREÇOS

A nova versão da Specialized Turbo Levo SL foi apresentada em dois modelos:

– Turbo Levo SL II S-Works: US$ 14.000
– Turbo Levo SL II Comp Carbon: US$ 8.000

Todos esses modelos são oferecidos em até 6 tamanhos diferentes, desde a menor (S1) até a maior (S6), que dão forma ao sistema S-Sizing da Specialized.

Assim mais informações no site.

Fotos: divulgação Specialized