Segunda Liège-Bastogne-Liège consecutiva para Remco Evenepoel

O dia estava para uma disputa direta entre Tadej Pogačar e Remco Evenepoel para conquistar a vitória no quarto Monumento da temporada, com algumas outras apostas por fora como Tom Pidcock, sempre competitivo e Ben Healy, que ganhou destaque nas últimas clássicas, mas, o que menos esperávamos aconteceu e Pogača abandonou a prova ainda na primeira parte da corrida, com apenas 85 km.

O esloveno colidiu com o dinamarquês Mikel Honore e na queda, teve múltiplas fraturas no punho, obrigando-o a se retirar da prova.

Pogačar passou por uma cirurgia bem sucedida ainda na tarde do domingo e retornou para sua casa para iniciar a recuperação.

Sem Pogačar na disputa, a Soudal Quick-Step assumiu a ponta do pelotão na subida mítica La Redoute, fazendo uma primeira seleção, até que, a 36 km do fim, Remco atacou para seguir solo até o final da prova.

Tom Pidcock ainda tentou sair com Remco, mas na olhadinha para trás do belga, o britânico assinalou que não teria condições, com isso, Remco acelerou para conquistar a vitória.

No sprint pela segunda colocação com três homens, Pidcock cruzou em segundo, Santiago Buitrago em terceiro e Ben Healy em quarto, 1’06” depois de Remco.

Foi uma exibição de gala de Remco com seu lindo uniforme branco/aro-íris.

Preocupação agora com Pogačar para saber se o incidente irá prejudicá-lo no Tour de France, que começa daqui 67 dias.

LIÈGE-BASTOGNE-LIÈGE 2023

1. 🇧🇪 Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step)
2. 🇬🇧 Tom Pidcock (INEOS Grenadiers)
3. 🇨🇴 Santiago Buitrago (Bahrain Victorious)
4. 🇨🇮 Ben Healy (EF Education-EasyPost)
5. 🇫🇷 Valentin Madouas (Groupama-FDJ)