O melhor do ciclismo brasileiro desembarcou no Mobai Bike Land, em São José dos Campos (SP), para a disputa do Campeonato Brasileiro de Moutain Bike XCO-XCC-XCE 2023. Neste domingo (23) aconteceram as provas da Elite e Sub23 do Cross Country Olímpico que coroaram os atletas Henrique Avancini e Karen Olimpio como grandes protagonistas.
As atletas da categoria Elite feminino (5voltas) passaram a primeira metade da corrida se estudando e tentando adotar a melhor estratégia. Nas duas voltas finais, o ritmo se intensificou e a liderança se alternou entre Raiza, Karen e Isabela. Mas na última volta, Karen Olímpio (Audax Racing) atacou forte e não foi mais alcançada, cruzando a linha de chegada isolada com o tempo de 1h28min18.
“Muito feliz em ter conseguido entregar positivamente o maior objetivo da temporada, termiando com essa linda vitoria. Trabalhei a temporada inteira para esse momento, passei por erros e tropeços, mas sempre acreditando no proposito final. Agradeço a Deus por tudo que esta acontecendo, meu treinador e a minha equipe, essa vitória é de todos nós”, destacou Karen.
Raiza Goulão (Squadra Oggi), campeã em 2022, liderou boa parte da prova na liderança, mas sentiu o ritmo no final e terminou com a prata marcando 1h28min27. Isabella Lacerda (Scott Bikes) completou a prova em 1h28min44 e conquistou o bronze.
O título da prova masculina agitou o grande público que marcou presença no Mobai Bike Land. Desde as primeiras voltas, no total de 6 voltas, os competidores imprimiram um ritmo alucinante e, a partir da segunda passagem, Henrique Avancini (Caloi Avancini Racing) já apareceu sozinho e seguiu escapado até o final para comemorar seu 23° título brasileiro, sendo 14 deles na Elite.
“Mais uma vez é uma honra ser campeão brasileiro e vestir esta camisa por mais um ano. Agradeço a todos pela torcida. Foi uma prova muito física e espero que todos tenham curtido. Essa vitória tem um valor muito especial pra mim. Estou muito feliz e grato pelo excelente trabalho e comprometimento da equipe. Foi um dia abencoado”, disse Avancini.
Com muito altos e baixos, o grupo perseguidor protagonizou uma disputa acirrada para definir o pódio. Ulan Galinski cruzou em segundo com 1h23min33, garantindo uma dobradinha para a equipe Caloi. Nicolas Rafhael Machado (Audax Racing), após conquistar bronze no XCC e no XCE, voltou a subir no pódio e garantiu sua terceira medalha no campeonato com 1h23min43.
Na Sub23, brilharam as estrelas de Giuliana Morgen (Sense Factory Racing) e Gustavo Xavier (Specialized Brasil). Os dois atletas foram destaques neste domingo ao vencerem com propriedade e ainda retirarem dois minutos de vantagem para a categoria Elite.
“Eu já perseguia esse título da Sub23 e agora chegou no momento certo. Estava me sentindo muito bem, fiz uma prova agressiva, mas ao mesmo tempo consciente e estou saindo feliz por ter conseguido entregar tudo na pista e conquistado a medalha de ouro”, contou Giuliana.
Sabrina Oliveira (Caloi Avancini Racing) e Alex Malacarne (Trinity Racing) ficaram na segunda colocação, enquanto Ana Laura Oliveira (Houston Bikes) e Cainã Guimarães (Caloi Avancini Racing) conquistaram a medalha de bronze. http://cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/mtb