Começou nesta quarta-feira (26/04) na cidade de Congonhas (MG) a disputa do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023. A competição está sendo sediada pela quarta vez na história em território nacional e conta com representantes de 19 países. O Brasil começou com o pé direito, conquistando a medalha de prata na disputadíssima prova de Team Relay (revezamento). O Canadá ficou com o ouro e o time mexicano completou o pódio em terceiro lugar.
O time formado por Gustavo Xavier, Otavio Queiroz, Giuliana Morgen, Gabriela Ferolla, Raiza Goulão e José Gabriel estava motivado por competir em casa com o apoio da torcida. A prova contou com um percurso desafiador, técnico e seguro dentro do Parque da Cachoeira, uma das mais belas áreas de preservação ambiental do estado. A equipe mexicana teve um início avassalador, colocando seus melhores ciclistas logo de cara buscando abrir uma boa vantagem. Na terceira volta, uma chuva passageira de verão exigiu muito autocontrole e técnica de pilotagem dos competidores para se manterem firmes no embate entre as melhores equipes da elite nas Américas.
Na quinta volta, o time canadense se aproveitou do vigor da idade dos integrantes que ficaram para o final da prova e conseguiu assumir a liderança da prova. Na última volta, a participação de José Gabriel fez grande diferença, sendo o brasileiro com a volta mais rápida no percurso, colocando o país na segunda posição e fechando a prova a apenas 15 segundos do canadense Maxime St-Onge, que cruzou a linha de chegada em 1h31min22.
“Fizemos uma grande prova hoje. O resultado foi a somatória onde todos da seleção tiveram sua contribuição. Eu larguei sabendo que teria que baixar mais de um minuto de diferença em relação ao Canadá para conseguirmos brigar pelo ouro e acabei atingindo o objetivo, mas infelizmente ainda ficaram faltando 15 segundos. Terminamos com a medalha de prata e muito felizes com a entrega de cada um e o apoio vibrante da torcida brasileira”, contou José Gabriel, que fechou a prova em 1h31min39.
Para Carter Woods, atleta que abriu o revezamento para o time canadense, a solidez da equipe foi responsável pelo resultado positivo. “Viemos com uma estratégia bem definida e todos executaram muito bem seu papel, começando por mim, que tinha como objetivo manter uma boa posição para o time desde o começo e não deixar que os adversários escapassem. Além disso, os atletas mais novos, que integram a categoria junior e foram os últimos a pedalar, deram o gás final que era preciso para ficar no topo do pódio”, afirmou.
Transmissão ao vivo
Quem não puder estar presente no evento não precisa se preocupar. A Confederação Brasileira de Ciclismo preparou uma megaestrutura para transmissão AO VIVO do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023. A programação, com narração e comentários ao vivo, irá cobrir na íntegra as provas do Team Relay (XCR), Short Track (XCC), Eliminator (XCE) e Cross Country Olímpico (XCO) para as categorias Elite e Sub23.
Mas todas as demais provas também terão transmissão garantida com sinal aberto para os expectadores. Para assistir, basta acessar o canal da CBC no YouTube (https://www.youtube.com/ciclismocbc).
Cronograma de provas
Quinta-feira (27)
10h – XCO Infanto juvenil (12 a 14 anos) – masculino e feminino
12h – XCO Juvenil (15 a 16 anos) masculino e feminino
14h30 – Eliminator XCE masculino e feminino
Sexta-feira (28)
10h – XCO Master Feminino
14h – Short Track XCC Feminino
15h30 – Short Track XCC Masculino
Sábado (29)
9h30 – XCO Junior – Masculino e Feminino
11h – Desafio dos Profetas MTB XCO (Amadores)
14h – XCO Master Masculino
Domingo (30)
9h – XCO Sub23 Feminino
11h – XCO Sub23 Masculino
13h – XCO Elite Feminino
15h – XCO Elite Masculino
Resultados completos: http://cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/mtb
Leave a Reply