Na manhã de domingo (30), último dia de disputas do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2023, realizado na cidade de Congonhas (MG), o destaque ficou para os atletas da categoria Sub23, futuros campeões das 20 nações presentes no evento. Na corrida feminina, um final inesperado com a vitória da mexicana Maria Carolina Flores Garcia, enquanto no masculino Alex Malacarne não deu brechas e conquistou o título para o Brasil.
As mulheres foram as primeiras a largar. Após duas “start laps”, a norte-americana Sofie Waite aumentou o ritmo e praticamente liderou a prova até os últimos quilômetros. Mas, faltando pouco menos de 500 metros para a linha de chegada, o pneu dianteiro da atleta dos Estados Unidos furou, permitindo a ultrapassagem da mexicana Maria Carolina Flores, que cruzou a linha de chegada em 1h20min04. Nas palavras da própria campeã: “nada saiu como planejado, mas o resultado veio”.
“A palavra-chave foi adaptação. Eu mesma havia treinado imaginando certas condições e quando chegamos aqui, por conta da chuva, a pista era totalmente diferente, com muita lama e uma trilha realmente pesada”, disse a ciclista, que ainda acabou contando com um pouco de sorte para alcançar o ouro. “Realmente complicado o que ocorreu com a minha adversária, mas faz parte do esporte, minha estratégia era me manter próxima das líderes durante boa parte da corrida e no final acabei garantindo a vitória”, concluiu.
Completaram o pódio feminino a canadense Jocelyn Stel, que fechou o circuito em 1h20min41, e a norte-americana Sofia Waite, terceira colocada com o tempo de 1h20min55. A brasileira Ana Laura Moraes foi a melhor colocada do país, na quarta posição (1h22min21), seguida de perto de Luiza Cocuzzi, quinta (1h22min53).
Na prova masculina, Brasil, México e Canadá também estavam entre os primeiros colocados nas duas voltas iniciais. Depois disso, o brasileiro Alex Malacarne dominou a corrida e a distância para os adversários só aumentou no decorrer do circuito. Uma vitória extremamente importante para o país e para o jovem de 21 anos, que terminou as 5 voltas com o tempo de 1h16min46.
“É uma pista bem estratégica. A subida logo no primeiro trecho do parque era realmente difícil, na segunda volta a gente já subia empurrando. No trecho da mata que estava melhor, não adiantava fazer tanta força porque em outros pontos ficava mais exigente então era hora de poupar. Mas acho que eu consegui me controlar e administrar bem, garantindo esse título”, disse Alex.
A prata ficou com o brasileiro Gustavo Xavier, que encerrou a prova em 1h18, e o bronze para o mexicano Iván Villegas, que marcou 1h18min13.
Resultados completos: http://cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/mtb
Leave a Reply